Interiores, no Tivoli até 16/09



A exposição Interiores Contemporâneos, da designer Iara Kílaris, vai até dia 16/09, no Tivoli Shopping.

Perfeita harmonia



Em um terreno de 45 mil m², o pavilhão de 6.100 m² de área construída apresentava problemas evidentes de uma estrutura inacabada. Localizado na cidade de Americana, interior de São Paulo, o imóvel foi adquirido pela tecelagem XT Internacional e foi totalmente reestruturado pelo arquiteto Aquiles Kílaris.
O planejamento teve início com um minucioso estudo sobre as principais necessidades da corporação, que precisava de espaço para a criação de produtos, estamparia e escritórios para atendimento aos clientes. O resultado foi surpreendente...
Todos os ambientes estão voltados para o pátio central, que dispõe de um grande espelho d’água e diversas quedas interligadas. Pensando na economia de energia elétrica, o local foi coberto com policarbonato, garantindo o aproveitamento da luminosidade natural. Foi neste local que o profissional criou salas de espera distintas, com tapetes e poltronas nas cores laranja, verde e azul.
A decoração foi pontuada pelo design contemporâneo. Aquiles projetou os móveis com linhas arredondadas, incluindo o mobiliário fixo. As áreas comuns foram pavimentadas com granito, sendo usado mármore no tom areia na escada que conduz ao pavimento superior.
Quanto ao projeto luminotécnico da recepção, salas de atendimento e de trabalho, holofotes com lâmpadas fluorescentes e spots com dicróicas destacam os detalhes da arquitetura, enquanto efeitos complementares são obtidos por meio de iluminação indireta com focos definidos.
O grande trunfo de seu trabalho, no entanto, é o ganho de luminosidade interna. “Todas as alvenarias dividem espaço com grandes portas de vidro, garantindo ao máximo o aproveitamento de luz interna. Outro ponto interessante foi trazer a natureza para dentro dos escritórios, para que seja o cenário principal. Isso foi uma grande conquista”, conclui Aquiles.

Confira a matéria completa na edição da Revista Casa & Mercado número 73, especial escritórios.

Exposição "Interiores Contemporâneos" no Tivoli Shopping



A designer de interiores Iara Kílaris, abre seus arquivos profissionais para o grande público, durante a exposição de painéis “Interiores Contemporâneos”. O evento será realizado na Praça de Eventos do Tívoli Shopping do dia 30 de agosto a 9 de setembro de 2007. O objetivo da exposição é mostrar que atualmente, a decoração e o paisagismo podem estar ao alcance de todos e estão intimamente ligados ao estilo de vida contemporâneo da sociedade.
Segundo Iara, as pessoas têm a falsa idéia de que, contratar um profissional para cuidar da decoração e paisagismo de uma casa é algo muito caro. Para ela, esses serviços são acessíveis. Acaba saindo muito mais barato contratar um profissional para ajudar, do que correr o risco de fazer escolhas erradas que tenham um ônus maior ao final do projeto.
“Minha proposta é mostrar às pessoas, que é possível criar ambientes bonitos e acolhedores, sem gastar muito, desde que se leve em conta alguns critérios básicos de decoração, harmonização de cores e estilos. Eu trabalho trazendo para dentro da casa a beleza, as formas e as cores da natureza”, disse ela.
Através de 40 fotos expostas em painéis, a designer vai mostrar seus projetos mais recentes. Ao lado do arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris, ela trabalha valorizando as linhas curvas e a integração com a natureza.
Seguindo os passos de Aquiles, que está à frente da bem sucedida exposição "Curvas na Arquitetura Brasileira", Iara tem como objetivo difundir seu estilo. Cada foto exposta traz a experiência de um trabalho. Seja de uma reforma ou de um grande projeto, não importa. O interessante é que o público poderá visitar a mostra e sair de lá com um conhecimento ainda maior deste novo jeito de decorar e transformar a casa em um espaço harmônico e aconchegante.

Fonte: Macchina de Comunicação

Bem estar dentro e fora de casa



A 25ª edição da revista Decoração & Estilo apresenta dois projetos do arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris que priorizam a beleza e o conforto.
O primeiro traz detalhes de um quarto de casal que mistura o clássico com toques de contemporâneo. Fora da casa, um belo projeto de piscina com jeitinho de praia. Vale a pena conferir.

Fonte: Macchina de Comunicação

Novidade XV



Paisagismo, Iara Kílaris

Beleza minimalista



A edição número 19 da revista As Mehores Piscinas, dedicou quatro páginas para apresentar dois projetos do arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris. A idéia é mostrar que em pequenos espaços também é possível construir piscinas e spas que agregam conforto e beleza na área de lazer de uma casa. Vale a pena conferir.

Fonte: Macchina de Comunicação

Luzes de impacto



Projetos luminotécnicos valorizam tanto os ambientes sofisticados como os simples

ARACELI AVELLEDA
Rede Anhangüera de Comunicação

Basta observar à noite as janelas das casas e prédios para perceber a diferença que uma iluminação no ponto certo e com intensidade adequada faz no ambiente. A sala de uma residência pode ser pequena e simples, mas um projeto de iluminação é capaz de transformar completamente o espaço. Tanto que hoje em dia a elaboração de uma análise luminotécnica (estudo das lâmpadas de um determinado ambiente) é tão valorizada quanto um projeto de decoração.
"Os projetos luminotécnicos são a alma de uma casa", define o arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris (fotos que ilustram a capa e esta página são de trabalhos feitos por ele). Segundo o profissional, o custo corresponde a um acréscimo de 20% no total do orçamento de uma reforma. Além de realçar qualquer detalhe até mesmo no paisagismo focando plantas e piscinas, são capazes também de "ampliar" um ambiente, criando uma série de efeitos especiais.
As lâmpadas incandescentes super comuns que, embora mais baratas gastam mais energia e queimam com facilidade, tendem a sumir com o tempo. A tendência é que outros sistemas mais eficientes e econômicos apareçam no lugar. Os leds, por exemplo, são considerados a grande promessa do futuro. Apesar de ainda serem mais caros que os sistemas mais comuns, são 90% mais econômicos, além de possuírem intensidade de luz muito maior.
O conceito, revela Aquiles, é antigo. Os leds já são usados há muito tempo, só que antes se restringiam a sinalizadores de equipamentos eletrônicos. "O boom dos leds está começando agora", observa. São bastante aplicados no gesso rebaixado ou na iluminação embutida indireta. A fibra ótica também já começa a surgir aos poucos para iluminar em diferentes cores banheiras e spas, assim como a lâmpada dicróica, ideal para realçar objetos e obras de arte. "Cada ambiente pode ter um sistema diferente de efeitos e valorização", esclarece o arquiteto.

Fonte: Gazeta do Cambuí