Kílaris na CasaCor


O arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris aceitou o convite e participa da Casa Cor Interior, que tem abertura programada para o dia 15 de Agosto. O evento será realizado na cidade de Piracicaba-SP. Mais informações no site www.casacorinteriorsp.com.br

ir para o site www.arquitetoaquiles.com.br

Curvas na Decor


A exposição Curvas na Arquitetura Brasileira, estará presente até o dia 15 de Junho, na Galeria do Restaurante (foto acima, projeto arquitetônico realizado por Aquiles Nícolas Kílaris), Campinas Decor 2008.
ir para o site www.arquitetoaquiles.com.br

A arquitetura da liberdade

A Revista Consulte Arte&Decoração número 47, tras uma matéria sobre a carreira do arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris. Além dos projetos, conheça um pouco da trajetória do profissional em um dos melhores textos já publicados sobre o arquiteto. Confira abaixo, a integra das linhas :

Conhecer a carreira e os projetos do arquiteto AquIles Nícolas Kílaris é uma experiência apaixonante.
Sua arquitetura funcional, repleta de linhas curvas, define a personalidade de um profissional com forte influência artística, evidenciada com a mesma intensidade em trabalhos executados para residências, indústrias, estabelecimentos comerciais, corporativos e bancários.

KÍLARIS nos conquista com uma obra rica, numerosa e que registra muita inspiração, pesquisa e capacidade criativa, compondo um acervo digno de ser compartilhado com a História da Arquitetura Brasileira.

Na infância, já era forte sua afinidade com o desenho, observada até por seus professores.

Em Educação Artística, eram suas as notas mais altas, o que denotava uma vocação para as Artes Plásticas.

No entanto, a Arquitetura venceu todos os desafios das muitas escolhas encontradas na juventude.

Filho de gregos, Kílaris visitou a Grécia ainda menino e não resistiu ao encantamento das construções históricas: colunas, ruínas e monumentos gregos estimularam sua vocação. “Foi essa viagem que me ajudou a definir meu futuro e também um estilo diferente da arquitetura praticada no Brasil,”, completa.


Projeto-piloto
As linhas orgânicas, diferenciadas e harmoniosas consolidaram sua conduta na faculdade. Ainda estudante, Kílaris defendia um pensamento muito pessoal: a arquitetura acessível a todas as pessoas, projetos e expressões. Irreverente, acreditou nesta postura e iniciou seu trabalho com liberdade.

“Criava apenas o que vinha em minha cabeça”, confessa.

Em pouco tempo, Kílaris teve uma surpresa: um convite do Banco do Estado de São Paulo, hoje Santander, para criar um projeto-piloto para a reforma de uma das agências da instituição.

Ele manteve a mesma conduta, e criou uma obra seguindo livremente seu gosto pessoal. Mas admitia para si mesmo que não poderia haver erros, e alterar o lay out muitas vezes não seria um processo ágil para a instituição. “Um pequeno erro no projeto apareceria no primeiro dia de funcionamento da agência”, observa.

Tudo nos leva a crer que sua proposta deu certo. Afinal, em pouco tempo ele estava percorrendo várias cidades e somou a execução de projetos para 30 agências, atendendo ao interior de São Paulo.

Segundo Kìlaris, ao lado da liberdade, também surgiu o senso de responsabilidade.
“Um projeto para banco exige estudos para se conhecer a rotina de um ambiente essencialmente profissional, segmentado, e onde as pessoas, entre funcionários e clientes, precisam conviver com harmonia e conforto”, acrescenta.

Surgiram outras propostas para residências.
E as linhas curvas prevaleciam.
Em um deles, o arquiteto aceitou o desafio para desenhar uma residência num terreno com declive de 9 metros, apresentando ao cliente uma casa cuja complexidade ficou evidente em cinco pavimentos. “Foi a solução encontrada. E, felizmente, aprovada”.

Arquitetura do infinito

Aquíles Nícolas Kílaris tornou-se um nome consagrado da Arquitetura Brasileira, e começa a ocupar também os mercados internacionais. Além de várias obras em andamento no Brasil,
de seu escritório, instalado em Campinas/ SP, o arquiteto está trabalhando atualmente em uma residência na África.

“Dedico-me à arquitetura plena, ou seja, assumo a concepção do projeto, o paisagismo, a decoração interior e a utilização”.

São 21 anos de profissão, na qual todos os trabalhos se tornaram marcantes.
E Kílaris não faz restrições ao tamanho dos projetos. Simultaneamente à obra realizada na África, também assumiu um projeto no interior de São Paulo, desenhando um estádio de rodeio para 45 mil pessoas.

As linhas orgânicas identificam a carreira de Kílaris, em toda sua trajetória como arquiteto: do primeiro ao último projeto. Observador como todo bom profissional da área, ele explica que o uso das linhas curvas agrada muito ao olhar. “A curva é infinita, perfeita e denota à arquitetura o conceito de obra de arte.

Transporta nossa imaginação para a natureza, o mar e as montanhas. Ou seja, torna a casa um abrigo, mas também uma referência de beleza e harmonia. E provoca no proprietário o
sentimento de orgulho em possuí-la”, defende.

Conseqüentemente, Kílaris deixa sua contribuição para a sociedade, em cada projeto entregue ao cliente.

Porque a beleza de sua obra envolve a comunidade localizada em torno do imóvel construído. Além de gerar benefícios para o morador, beneficia também a vizinhança. Porque apesar do efeito plástico, estamos diante de uma arquitetura funcional e minuciosa, em todos os aspectos.

Projeto no caderno

A Casa&Construção número 32, publicou um projeto completo do arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, no Caderno de Projetos.

Boas-vindas ao trabalho

Escritório deve ser recebido em cômodo exclusivo para não atrapalhar rendimento e rotina familiar

CRISTIANE CAPUCHINHO
Jornal A FOLHA DE SÃO PAULO

Ao abrir as portas de casa para a vida profissional, não dá para receber o escritório com improvisos dispensados a visitas passageiras.
Designar um cômodo exclusivo para o "home office" é a primeira condição para garantir a boa convivência do trabalho e da rotina familiar, evitando que sejam prejudicados.
"O importante é garantir isolamento, escolhendo um espaço que não tenha movimentação nem ruído", afirma o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris.
A sala de jantar era, inicialmente, o escritório do consultor de recursos humanos Fernando Lima, 56, que passa a maior parte do expediente em teleconferências. "Minha produtividade era reduzida pelas interrupções da família."
Com assistência de uma empresa para a qual trabalhou, o consultor instalou o escritório em um cômodo específico."
Agora todos sabem que, quando a porta está fechada, ninguém deve me interromper", fala Lima.Palavra de ordemAlém do isolamento acústico, a organização facilita o trabalho em terreno doméstico."Se você é solteiro, é fácil estabelecer seu horário e seu espaço. Mas, quando se divide a casa, é preciso ser disciplinado para evitar problemas", sentencia o consultor de finanças Jorge Aoni, 59, que montou seu escritório na área restrita de um quarto de empregada.
Pastas e arquivo morto auxiliam na separação de documentos e na divisão de temas entre as várias atividades.Gaveteiro volante, com espaço para pastas suspensas e fechadura, é um bom modelo."Categorização de materiais é fundamental para quem trabalha sozinho. Priorize aqueles de uso diário na acomodação espacial", explica José Luiz Cunha, da Organize sua Vida.
utro quesito que merece atenção redobrada é a saúde.Exigências mínimas para cadeiras -com rodinhas e apoio para os braços-, distância entre o usuário e a tela do computador, altura da bancada e iluminação são regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
As normas NBR 13962 (sobre cadeiras), NBR 13966 (mesas) e NBR 10152 (ruído e iluminação) podem ser adquiridas no site http://www.abntnet.com.br/ e custam entre R$ 18 e R$ 94,70.

Quase um paraíso








A revista Casa Mix número 54, mostra um projeto completo do arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, com paisagismo e interiores da designer Iara Kílaris.
Acima, as páginas da revista.
ir para o site www.arquitetoaquiles.com.br