Linhas futuristas marcam o trabalho do arquiteto


Viajar no tempo e se aventurar em uma época muito além da que vivemos. Esta é a proposta do arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris que assina o ambiente Suíte do Menino Futurista, na Casa Cor 2009, no Jockey Club, em São Paulo. Este ano, a maior mostra das Américas será realizada de 26 de maio a 14 de julho e terá três eventos simultâneos: CASA COR, CASA HOTEL e CASA KIDS.
O ambiente de Kílaris está localizado na CASA KIDS, umas das grandes novidades do evento. A suíte de 25 metros quadrados teve como inspiração original o filho do profissional que nasceu no ano passado. Outra fonte de inspiração é sua paixão pelo tema espacial, pois quando criança, Kílaris sonhava em ser astronauta.
Por se tratar de uma mostra de arquitetura, o profissional realizou um “projeto conceitual” e aliou as linhas curvas e as formas orgânicas - estilo marcante de seu trabalho - às linhas futuristas. A tecnologia compõe o projeto, realizando a integração perfeita entre forma e função.
“Por se tratar de um ambiente destinado a um pré-adolescente inserido em uma sociedade onde tudo muda rapidamente e novas informações e descobertas chegam a todo instante, nada mais atual do que ousar nas linhas futuristas", afirma Kílaris.
Segundo ele, o quarto que tem como função original acolher seu habitante para dormir e estudar, passa a ser também um retrato do futuro e cenário fértil para viver uma grande aventura. A cama foi projetada em formato de módulo espacial, pronta para levar a criança para um "giro no espaço".
Ao mesmo tempo, esta cama é confortável para dormir e para ler, devido ao seu sistema de iluminação especialmente projetado. No teto, o destaque é para uma imagem da terra vista do espaço, simulando uma grande janela de inspeção. “Este recurso aumenta ainda mais a sensação de estarmos dentro de uma nave espacial”, disse o profissional.
De forma simétrica, no centro ao fundo do ambiente, desce uma haste com uma tela de LCD multifuncional, que simula uma central de comando. Nesta mesma parede, o profissional deixou uma janela exposta propositalmente para que a beleza do bosque do Jockey e a luz natural entrassem no ambiente. Seguindo a mesma tendência, a bancada de estudos tem linhas sinuosas e comporta um computador que pode ser usado para pesquisas e também diversão.
Compondo ainda o ambiente, o profissional optou por uma decoração minimalista, nichos iluminados e carpete no chão, que aumentam a sensação de aconchego. O projeto luminotécnico é todo automatizado e usa luz xenon, criando vários cenários no ambiente, mudando as cores da iluminação de acordo com uma programação pré-determinada.
Kílaris também se preocupou em executar um projeto que contemplasse a sustentabilidade, privilegiando o uso de madeira ecológica (MDF) e tintas não tóxicas a base de água. A sustentabilidade também pode ser encontrada no traço arquitetônico, pois ele traz para dentro do ambiente, as formas da natureza que aumentam o bem estar de quem vai usar o quarto.

A mostra

De acordo com o presidente do Grupo CASA COR, Angelo Derenze, esta ousada edição faz com que a mostra alcance o patamar de maior e mais surpreendente do segmento das Américas. “Estamos muito confiantes do sucesso que será a concepção dos três eventos. Serão mais de 140 arquitetos, decoradores, designers e paisagistas para projetar os 124 ambientes distribuídos em uma área total de mais de 22 mil m² de área construída e 44 mil m² de área ocupada da CASA COR SÃO PAULO 2009.
Criada em 1987, a CASA COR alcança neste ano o patamar de maior evento das Américas, com a realização de três mostras simultâneas: CASA COR, CASA HOTEL e CASA KIDS. A exposição é idealizada pelo Grupo CASA COR, que gere suas 13 franquias no Brasil (Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sorocaba) e três internacionais (Peru, Panamá e Suécia).
O Grupo também possui o evento CASA BOA MESA e, em 2008, com a aquisição da ABRIL S/A e da DORIA ASSOCIADOS, foi ampliada a área de atuação com a criação do CASA OFFICE, CASA COR STARS, CASA COR WORKSHOPS e CASA COR SEMINÁRIOS.

Serviço:Local: Jockey Club de São Paulo.Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1075 - Cidade Jardim - SP.Período: De 26 de maio a 14 de julhowww.arquitetoaquiles.com.br

Contato com a Imprensa
Luciana Camargo(19) 9297-9787(19) 3262-0821
Luciana.macchina@uol.com.br
lfaccioli@uol.com.br

ir para o site www.arquitetoaquiles.com.br


PROFISSIONAIS CONSAGRADOS CONFIRMAM PRESENÇA NA CASA COR SÃO PAULO 2009

O Grupo CASA COR promoverá este ano o maior evento de decoração e arquitetura já realizado no País, com a realização de três eventos  simultâneos: CASA COR, CASA HOTEL e CASA KIDS. Para tornar realidade os incríveis ambientes que serão apresentados, renomados nomes do setor já garantiram sua participação nas mostras. Algumas personalidades do elenco que assinarão os espaços, em CASA COR,  são Bya Barros, Dado Castello Branco, Debora Aguiar, Fabiana Sá, Fernanda Marques, Fernando Piva, Francisco Calio, João Armentano, Olegário de Sá e Gilberto Cione e Toninho Noronha. Os paisagistas Alexandre Furcolin, Gigi Botelho, Gilberto Elkis, Luiz Carlos Orsini e Roberto Riscala também garantiram presença.

 

A equipe do CASA HOTEL estará representada por profissionais consagrados como Alessandra Almeida, Ana Vidal e Silvio Sant’Anna, Alessandro Jordão e  Kiko Sobrino, Brunete Fraccaroli, Fernanda Abs e Fred Benedetti, João Armentano, Jóia Bergamo, Léo Shehtman, Patrícia Anastassiadis e Sueli Adorni. Já o estreante CASA KIDS, receberá o brilho dos projetos de Aline Constantino e Adriana Mendonça, Aquiles Nicolas Kílaris, Angela Tasca, Glaucya Taraskevicius e Vanessa Féres. Para enriquecer ainda mais a constelação de estrelas do mundo do design de interiores, pessoas que já fizeram história na CASA COR em outras edições, renovam seus votos e apostam na grandiosa exposição, como Oscar Mikail, William Maluf e Helena Viscome.

 De acordo com o presidente do Grupo CASA COR, Angelo Derenze, esta ousada edição faz com que a mostra alcance o patamar de maior e mais surpreendente do segmento das Américas. “Estamos muito confiantes do sucesso que será a concepção dos três eventos, principalmente porque vamos reunir os maiores experts do mercado, que fazem parte da nossa família CASA COR”. A exposição acontecerá de 26 de maio a 14 de julho, no Jockey Club de São Paulo. Cerca de 110 ambientes serão expostos em uma área de 22 mil m2.

 Sobre a CASA COR 

 Criada em 1987, a CASA COR alcança neste ano o patamar de maior evento das Américas, com a realização de três mostras simultâneas: CASA COR, CASA HOTEL e CASA KIDS.  A exposição é idealizada pelo Grupo CASA COR, que gere suas 13 franquias no Brasil (Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sorocaba) e três internacionais (Peru, Panamá e Suécia). 

 O Grupo também possui o evento CASA BOA MESA e, em 2008, com a aquisição da ABRIL S/A e da DORIA ASSOCIADOS, foi ampliada a área de atuação com a criação do CASA OFFICE, CASA COR STARS, CASA COR WORKSHOPS e CASA COR SEMINÁRIOS

fonte :CDI – Comunicação Corporativa

ir para o site www.arquitetoaquiles.com.br