Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris leva traço sustentável aliado à tecnologia para a Casa Cor 2011











A sustentabilidade na arquitetura é uma realidade e todos reconhecem a importância de um projeto que colabore com a preservação do meio ambiente. O arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, reconhecido por seu trabalho diferenciado - que valoriza as linhas curvas e a integração com a natureza – colocou também seu traçado à serviço deste conceito. No ambiente Sala de Estar da CASA COR 2011, que ele assina em conjunto com a designer de interiores Iara Kílaris, além de utilizar materiais ecologicamente corretos, o profissional usou o traço arquitetônico sustentável para criar espaços confortáveis e agradáveis. A mostra, considerada a maior das Américas será realizada de 24 de maio a 12 de julho, em São Paulo e a expectativa de público é de 200 mil pessoas.

“A natureza é uma fonte inesgotável de bem estar para o homem. A partir dai, surgiu a ideia de transportá-la para dentro do projeto de uma maneira ainda mais concreta, reproduzindo-a em sua forma original para aumentar a sensação de relaxamento e tranquilidade em ambientes fechados”, afirmou ele. Ao entrarem no ambiente de Kílaris, os visitantes da mostra serão surpreendidos pela sinuosidade do curso de um rio representada no gesso do teto da Sala de Estar. As cores utilizadas lembram as areias de uma margem tranquila de espelho d’água.

O gesso também foi utilizado na confecção de esculturas instaladas na parede e no móvel de apoio a tela de LCD. “Usamos pouquíssima madeira neste projeto. O gesso foi nosso principal aliado. Ele é mais econômico e extremamente versátil. Podemos criar com este material uma infinidade de formas e desenhos que proporcionam vida e movimento aos espaços”, disse Kílaris.

Além da Sala de Estar, os profissionais projetaram uma galeria de arte em uma área de corredor que percorre vários ambientes da mostra. Com isso, levaram beleza e harmonia a uma área funcional de circulação. A cor e a alegria deste espaço está nos quadros instalados em nichos especialmente projetados para a mostra e que receberam iluminação focada, ganhando destaque diferenciado.

Nos 76 m² do ambiente as cores predominantes foram o branco, chocolate e creme. A tinta usada nos móveis e esculturas de gesso é um lançamento da Suvinil e confere à superfície pintada uma textura semelhante ao linho. As paredes receberam aplicação de papel de parede. O projeto luminotécnico valoriza as formas e volumes da arquitetura de interiores e utiliza fitas de LED que proporcionam baixo consumo de energia.


O projeto aliou sustentabilidade e bem estar aos avanços tecnológicos de nosso tempo. Para tanto, o ambiente foi todo automatizado. O sistema Home Controller da iHouse une a simplicidade à flexibilidade. A partir de um tablet ou smartphone e com apenas um clique, é possível assistir a um filme, escutar rádio ou ver a programação da TV. A interatividade de seus menus facilita ao máximo estas operações. As barras deslizantes permitem comandar cenários, acessar equipamentos de áudio e vídeo, dimerizar luzes, ligar o ar condicionado, operar persianas e outros equipamentos, tudo isto com muita facilidade, oferecendo desta forma toda a rapidez e praticidade que o mundo contemporâneo exige.

Arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris
www..arquitetoaquiles.com.br


O EVENTO
Em 2011, CASA COR completa 25 edições de sucesso na cidade de São Paulo. Reconhecida internacionalmente como o maior evento de arquitetura e decoração das Américas, e o segundo maior do mundo, CASA COR chega à sua edição comemorativa de 25 anos em dimensões bem diferentes. Sob o tema “Dia a Dia com Tecnologia”, o evento apresenta 110 ambientes distribuídos em 44 mil m², reunindo quatro mostras simultâneas: a tradicional CASA COR, com tendências em arquitetura, decoração e paisagismo, voltadas para o “morar bem”; CASA KIDS, voltada para o universo infantil, com ambientes especialmente projetados para crianças de até 12 anos; CASA HOTEL, destinada aos profissionais do setor de hotelaria e turismo apresentando as tendências presentes nos hotéis mais charmosos do Brasil e do mundo; e CASA TALENTO, uma oportunidade para novos talentos da arte e do design brasileiro mostrarem seus melhores trabalhos sob um grande conceito.

Serviço
Casa COR 2011

Data: 24 de Maio a 12 de Julho

Horários: Terça a Sábado: 12h às 21h30. Domingos: 12h às 20h

Local: Jockey Club de São Paulo

Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1.075 - Cidade Jardim - São Paulo - SP