A força do elemento água nos projetos contemporâneos







As águas de março que fecham o verão foram consagradas em verso e prosa e imortalizadas na voz de muitos interpretes da MPB. E não é para menos. Água é sinônimo de vida, de renovação, pureza e tem lugar de destaque em meus projetos arquitetônicos. E não poderia ser diferente, pois meu estilo característico privilegia as linhas curvas e todas as formas da natureza, com objetivo de trazer o bem estar que ela nos oferece para dentro de casas e escritórios.

Com orientação do feng shui, a técnica chinesa de harmonização e equilíbrio de ambientes, o elemento água aparece com força nas áreas de lazer que projeto. A piscina, área mais refrescante da casa, ganha ares especiais em meu trabalho. As formas orgânicas com que são projetadas, aliadas às cascatas, véus d’água e queda d’água, remetem a belos lagos, lagoas e cachoeiras, criando assim, um cantinho de mata dentro da propriedade.

Em meus projetos, a piscina e seu entorno, são o coração e a alma da casa. Sauna, espaço gourmet e spa complementam a paisagem. Bares aquáticos com banquetas de inox dentro da água e prainhas, onde as crianças podem brincar tranquilas ao lado de espreguiçadeiras para quem quiser tomar sol, são soluções inteligentes e que conferem beleza e conforto ao projeto. Pequenas ilhas com plantas verticais localizadas dentro da piscina ajudam a compor o clima natural.

Toda a beleza desse espaço, também precisa ser realçada no período da noite. É fundamental pensar no projeto luminotécnico, tanto no paisagismo como na piscina e queda d’água. O uso de fibra óptica nesse caso é interessante, pois possibilita a troca temporizada de cores.

Espelhos d’água e pequenos lagos com carpas também conferem um clima especial aos projetos. Na visão do Feng Shui, a técnica chinesa de harmonização e equilíbrio de ambientes, todas as casas deveriam ter um rio calmo e sereno passando diante da porta. Para os estudiosos desta sabedoria milenar, a água em movimento é capaz de trazer para a casa e seus moradores, saúde, prosperidade e alimentos, levando embora as energias ruins.

Lagos e espelhos d’água construídos nos jardins e cercados de verde são soluções que vão de encontro a esta filosofia oriental e agregam beleza ao imóvel e momentos agradáveis de contemplação para quem mora nele.

As formas, as cores e a exuberância da natureza são uma inesgotável fonte de inspiração e relaxamento para as pessoas. Os espelhos d’água trazem para dentro da casa toda esta energia do bem, trazendo para os imóveis, a promessa de vida das águas de março, em todos os meses do ano.

ir para o site www.arquitetoaquiles.com.br

Complexo Comercial Tatuapé recebe mostra “Curvas na Arquitetura Brasileira"

Corredor do Espaço Gourmet – Restaurantes apresenta exposição itinerante com 32 fotos coloridas montadas em 16 painéis de vidro até 1º de agosto.

Os visitantes do Complexo Comercial Tatuapé podem conferir até o dia 1º de agosto a exposição “Curvas na Arquitetura Brasileira”, do arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris. A mostra está montada no corredor do Espaço Gourmet – Restaurantes, no Shopping Metrô Tatuapé, e conta com 16 painéis de vidro e 32 fotos coloridas. A exposição já passou pelas cidades de Campinas, Santa Bárbara d´Oeste, Rio Claro, além de municípios de Minas Gerais.

Aquiles Nícolas Kílaris decidiu transformar parte de seu acervo de projetos em uma exposição itinerante, com objetivo de difundir a arquitetura como forma de arte. A mostra, formada por 16 painéis de vidro, já esteve exposta em inúmeras cidades brasileira, sempre montada em lugares de grande concentração de pessoas, como hotéis e shoppings. Os painéis de 1 metro e 90 centímetros de altura por 1 metro de largura trazem fotos de projetos, concepção, reformas, interiores e registro de antes e depois do trabalho realizado.

As 32 fotos coloridas, de 90 centímetros por 70 centímetros ocupam os dois lados dos painéis. A exposição realiza um resumo da obra do arquiteto que trabalha basicamente com formas orgânicas e linhas sinuosas.

“Meu grande desafio é transportar estas formas para projetos arquitetônicos”, explica Aquiles que abre seus arquivos e apresenta o que cria de mais contemporâneo e inovador.

Serviço:

Shopping Metrô Tatuapé
Exposição Curvas na Arquitetura Brasileira
Período: até 1º de agosto
Endereço: Radial Leste com Rua: Tuiuti, Tatuapé, SP.
Horário de Funcionamento do Shopping: segunda a sábado – Lojas das 10h às 22h e Alimentação e Lazer das 11h às 22h.
Domingos e feriados – Lojas das 14h às 20h e Alimentação e Lazer das 11h às 22h.
Telefone: (11) 2090-7400

ir para o site www.arquitetoaquiles.com.br

Gesso é boa opção para substituir madeira em projetos arquitetônicos




Os projetos contemporâneos têm usado e abusado da versatilidade do gesso. Utilizado há anos para o acabamento de tetos e projetos luminotécnicos, este material vem sendo explorado de forma criativa na confecção de nichos painéis, esculturas e até móveis, substituindo assim o uso da madeira. Com o conceito da sustentabilidade cada vez mais forte, todos reconhecem a importância de um projeto que colabore com a preservação do meio ambiente.

O arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, reconhecido por seu trabalho diferenciado - que valoriza as linhas curvas e a integração com a natureza - usou este conceito em seu ambiente Sala de Estar e Galeria, na CASA COR 2011, que ele assinou em conjunto com a designer de interiores Iara Kílaris

Ao entrarem no ambiente de Kílaris, os visitantes da mostra são surpreendidos pela sinuosidade do curso de um rio representado no gesso do teto da Sala de Estar. As cores utilizadas lembram as areias de uma margem tranquila de espelho d’água.

O gesso também foi utilizado na confecção de esculturas instaladas na parede e criação de um móvel de apoio à tela de LCD. “Usamos pouquíssima madeira. O gesso foi nosso principal aliado. Ele é muito mais econômico, de rápida execução e extremamente versátil. Com ele, podemos projetar uma infinidade de formas e desenhos que proporcionam vida e movimento aos espaços. Tudo isso com uma redução de tempo considerável em relação à marcenaria”, disse Kílaris.

Além da Sala de Estar, os profissionais criaram uma Galeria de arte em uma área de corredor que percorre vários ambientes da mostra. Para este espaço foram confeccionadas esculturas de gesso que fazem alusão à grandes molduras, projetadas especialmente para acondicionar as obras de arte que dão cor e alegria à Galeria. Estas grandes molduras receberam iluminação focada e destaque diferenciado, pois a luminotécnica valoriza as formas e o volume das peças criadas com este material.

O acabamento final do gesso pode ser feito com diversos tipos de tinta, inclusive aquelas que dão ao material a aparência de madeira. No caso do específico da Sala de Estar e Galeria, a tinta usada nos móveis e esculturas de gesso foi um lançamento da Suvinil que confere à superfície pintada uma textura semelhante ao do linho.

ir para o site www.arquitetoaquiles.com.br