Green Peace


Casa & Decoração
Beatriz Costa

Antes, diz o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, a aplicação de mecanismos de proteção ao meio ambiente em projetos partia dos arquitetos. Hoje, com o aquecimento global tomando boa parte dos noticiários, esta preocupação se transferiu e passou para o consumidor. “O cliente já vem conscientizado de pedir uma casa com bastante janelas, porque além da iluminação natural, traz ventilação para quem não quer ligar o ar condicionado”.
A transformação da energia solar em aquecimento para água, por exemplo, está em quase todos os projetos de Kílaris. “O aquecimento solar é uma coisa que já se utilizava bastante, mas agora praticamente 100% das casas pedem para ter este tipo de equipamento”, ilustrou.
Para o arquiteto, atitudes como esta demonstram a preocupação com a preservação do meio ambiente, ou ao menos, com a redução dos danos.
O conceito de reaproveitamento, seja da água ou de materiais, passa a ter significativa importância neste cenário. Segundo Kílaris, crescem diariamente as solicitações para a instalação de mecanismos de reaproveitamento de água de chuva. Louças inteligentes para banheiros reduzem o uso de água, como descargas de sanitários com botões de liberação de três ou seis litros.
Outro exemplo são as torneiras com sensores de movimento ou fechamento automático, que são aliadas no combate ao consumo exagerado deste bem tão precioso. Recicladas, madeiras de demolição (foto acima) surgem na decoração de interiores, integradas com vidros para um resultado contemporâneo.
Em matéria de revestimento, o destaque das fibras naturais fica com o bambu, que deixa a natureza para ser aplicado em assoalhos e revestimentos, conferindo ao ambiente uma atmosfera de maior proximidade com o meio ambiente. Em contraponto, surge o porcelanato, alternativa elegante e de qualidade ao mármore e ao granito. Antes importado da Espanha, o porcelanato ganhou a preferência de consumidores e conquistou profissionais do ramo.
Como conseqüência, passou a ser fabricado no país, tendo seu custo reduzido. “Hoje você tem porcelanato com o mesmo custo de piso cerâmico esmaltado utilizado em praticamente toda a casa pois dá sofisticação ao ambiente”, disse.
O resultado, diz ele, é contemporâneo e avançado. “A gama de textura e cores é extensa e o porcelanato é utilizado não só no piso como em revestimento de paredes”.