Energia e prosperidade nos espelhos d’água

Na visão do Feng Shui, a técnica chinesa de harmonização e equilíbrio de ambientes, todas as casas deveriam ter um rio calmo e sereno passando diante da porta. Para os estudiosos desta sabedoria milenar, a água em movimento é capaz de trazer para a casa e seus moradores, saúde, prosperidade e alimentos, levando embora as energias ruins.
Nos dias de hoje, nem todos podem morar ao lado de um rio, mas isso não impede que os projetos arquitetônicos contemporâneos utilizem os ensinamentos do Feng Shui a seu favor. Lagos e espelhos d’água construídos nos jardins e cercados de verde são soluções que vão de encontro a esta filosofia oriental e agregam beleza ao imóvel e momentos agradáveis de contemplação para quem mora nele.
Segundo o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, cascatas, fontes e lagos são elementos da arquitetura e paisagismo que muitas pessoas sonham em ter em seu imóvel. “As formas, as cores e a exuberância da natureza são uma inesgotável fonte de inspiração e relaxamento para as pessoas. Os espelhos d’água trazem para dentro da casa toda esta energia do bem”.
Em um dos projetos assinados por ele, o pequeno lago que compõe o paisagismo do jardim, também serve de cenário para o living e a sala de jantar da casa. A grande janela de vidro projetada na casa é a responsável pela integração das áreas interna e externa.
Neste projeto, foi criado um paisagismo especial para acompanhar as linhas sinuosas do espelho d’água. Uma ponte de madeira atravessa toda a extensão do lago, onde foram colocadas pedras de diversos tamanhos e carpas. Ao fundo, no muro, brota uma fonte, que contribui para a movimentação da água.
Cuidados na construção
Os espelhos d'água podem ser usados em qualquer terreno, porém é necessário realizar um estudo de solo antes de começar sua execução. Outro ponto importante é a impermeabilização do local, para evitar que a água provoque infiltrações e danos nas paredes próximas à área molhada.
O espelho d'água pode ser apenas escavado e receber uma manta para a estanqueidade ou ser construído em concreto armado. A alvenaria pode receber acabamentos como pedras, cerâmicas, pastilhas ou pintura. Em alguns casos, utilizam-se pedras e areia nas bordas sobre manta asfáltica para um resultado mais natural.
Além da necessidade de instalar pontos de água, dreno e luz, é muito importante pensar no projeto luminotécnico. Bem planejado, ele é capaz de criar diversos cenários no ambiente, valorizando tanto as formas e contornos do lago, quanto do paisagismo.

ir para o site www.arquitetoaquiles.com.br