Gesso é boa opção para substituir madeira em projetos arquitetônicos




Os projetos contemporâneos têm usado e abusado da versatilidade do gesso. Utilizado há anos para o acabamento de tetos e projetos luminotécnicos, este material vem sendo explorado de forma criativa na confecção de nichos painéis, esculturas e até móveis, substituindo assim o uso da madeira. Com o conceito da sustentabilidade cada vez mais forte, todos reconhecem a importância de um projeto que colabore com a preservação do meio ambiente.

O arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, reconhecido por seu trabalho diferenciado - que valoriza as linhas curvas e a integração com a natureza - usou este conceito em seu ambiente Sala de Estar e Galeria, na CASA COR 2011, que ele assinou em conjunto com a designer de interiores Iara Kílaris

Ao entrarem no ambiente de Kílaris, os visitantes da mostra são surpreendidos pela sinuosidade do curso de um rio representado no gesso do teto da Sala de Estar. As cores utilizadas lembram as areias de uma margem tranquila de espelho d’água.

O gesso também foi utilizado na confecção de esculturas instaladas na parede e criação de um móvel de apoio à tela de LCD. “Usamos pouquíssima madeira. O gesso foi nosso principal aliado. Ele é muito mais econômico, de rápida execução e extremamente versátil. Com ele, podemos projetar uma infinidade de formas e desenhos que proporcionam vida e movimento aos espaços. Tudo isso com uma redução de tempo considerável em relação à marcenaria”, disse Kílaris.

Além da Sala de Estar, os profissionais criaram uma Galeria de arte em uma área de corredor que percorre vários ambientes da mostra. Para este espaço foram confeccionadas esculturas de gesso que fazem alusão à grandes molduras, projetadas especialmente para acondicionar as obras de arte que dão cor e alegria à Galeria. Estas grandes molduras receberam iluminação focada e destaque diferenciado, pois a luminotécnica valoriza as formas e o volume das peças criadas com este material.

O acabamento final do gesso pode ser feito com diversos tipos de tinta, inclusive aquelas que dão ao material a aparência de madeira. No caso do específico da Sala de Estar e Galeria, a tinta usada nos móveis e esculturas de gesso foi um lançamento da Suvinil que confere à superfície pintada uma textura semelhante ao do linho.

ir para o site www.arquitetoaquiles.com.br