Perfeita harmonia



Em um terreno de 45 mil m², o pavilhão de 6.100 m² de área construída apresentava problemas evidentes de uma estrutura inacabada. Localizado na cidade de Americana, interior de São Paulo, o imóvel foi adquirido pela tecelagem XT Internacional e foi totalmente reestruturado pelo arquiteto Aquiles Kílaris.
O planejamento teve início com um minucioso estudo sobre as principais necessidades da corporação, que precisava de espaço para a criação de produtos, estamparia e escritórios para atendimento aos clientes. O resultado foi surpreendente...
Todos os ambientes estão voltados para o pátio central, que dispõe de um grande espelho d’água e diversas quedas interligadas. Pensando na economia de energia elétrica, o local foi coberto com policarbonato, garantindo o aproveitamento da luminosidade natural. Foi neste local que o profissional criou salas de espera distintas, com tapetes e poltronas nas cores laranja, verde e azul.
A decoração foi pontuada pelo design contemporâneo. Aquiles projetou os móveis com linhas arredondadas, incluindo o mobiliário fixo. As áreas comuns foram pavimentadas com granito, sendo usado mármore no tom areia na escada que conduz ao pavimento superior.
Quanto ao projeto luminotécnico da recepção, salas de atendimento e de trabalho, holofotes com lâmpadas fluorescentes e spots com dicróicas destacam os detalhes da arquitetura, enquanto efeitos complementares são obtidos por meio de iluminação indireta com focos definidos.
O grande trunfo de seu trabalho, no entanto, é o ganho de luminosidade interna. “Todas as alvenarias dividem espaço com grandes portas de vidro, garantindo ao máximo o aproveitamento de luz interna. Outro ponto interessante foi trazer a natureza para dentro dos escritórios, para que seja o cenário principal. Isso foi uma grande conquista”, conclui Aquiles.

Confira a matéria completa na edição da Revista Casa & Mercado número 73, especial escritórios.