cartas - O Estado de S. Paulo



Espaço de oração na suíte

Quero fazer um pequeno oratório em homenagem à minha filha, em uma suíte retangular de 4,70 m x 3,50 m (medidas que não incluem a área do banho).
No canto esquerdo desse quarto há um closet, que pretendo remover para instalar em seu lugar essa espécie de altar (para substituí-lo, penso em mandar fazer um novo armário, do chão ao teto, em uma das paredes).
Gostaria de dicas sobre como montar esse canto de oração com a atmosfera leve, incluindo armários laterais para guardar lembranças.
A propósito, posso colocar um pôster dela sobre o altar?
Ana Maria Tedesco Hirota, por carta

R: “É muito interessante essa idéia. Pessoas especiais devem ser homenageadas e lembradas de forma positiva, valorizando os bons momentos vividos”, diz o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris (tel.: 19 3406 -7173, www.arquitetoaquiles.com.br).
Por isso, ele recomenda um espaço formado por um móvel em cores claras e um painel ao fundo com frisos horizontais em baixo relevo.
Em linha curva, o altar pode ser fixo ao painel para dar leveza ao conjunto. “Nas laterais, de forma simétrica, dá para criar pequenos nichos e assim acomodar as lembranças”, detalha.
Como elemento central do móvel, também fixo no painel, o arquiteto sugere a criação da fotomontagem com imagens da pessoa homenageada em momentos de alegria.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo