Cozinhas Contemporâneas




O conceito da cozinha contemporânea é a alta da tecnologia, aliada a funcionalidade com o prazer de se cozinhar como um espaço gourmet.
Como a cozinha passou a ser uma das vedetes da casa, se tornou imprescindível todo seu planejamento, desde a concepção dos armários planejados, até a utilização de materiais e equipamentos de vanguarda e de fácil manutenção.
Geladeiras com tv de cristal líquido incorporado, sistemas de controle de alimentos por código de barras, eletrodomésticos com design e alta performance fornecem beleza, conforto e transmitem um certo glamour ao ambiente. Assim, diferem das cozinhas de outras épocas que eram fechadas e de acesso restrito, onde as visitas não tinham este local como de permanência.
Os modos de vida do século 21, onde a falta de segurança é eminente, traz os moradores das grandes cidades de volta para dentro de casa. E é a cozinha que assume um novo ponto de encontro, onde um simples preparo de uma refeição torna-se um evento, em que homens e mulheres agem como verdadeiros gourmets. Assim, este espaço antes de serviço, passa a ser um local da casa para também receber as visitas, aumentando assim a sua importância na concepção de um projeto residencial.
O arquiteto deve projetá-la além de funcional para o gourmet, também agradável e confortável para o convívio em torno da comida. Geralmente ela está mais aberta que antes, possuindo muitas vezes como divisão para o ambiente da sala de jantar, um balcão tipo de bar.
A cozinha funcional necessita de uma iluminação adequada. As bancadas de trabalho têm a forma de ilha como preferida. O fogão, os acessórios e os eletrodomésticos estão embutidos, tendo um mobiliário onde a ergonomia é peça chave. Na outra bancada deve estar a pia, com cuba dupla. Para aliviar o cheiro ruim da lixeira, um bom triturador de alimentos. Prateleiras giratórias e gavetões são essenciais. Suportes de inox deixam colheres, escumadeiras e temperos próximos da mão do gourmet.
Os armários devem ser projetados para receber pequenos utensílios e também grandes recipientes, onde suas aberturas têm que ser dinâmicas e de forma confortável. As coifas além da função específica contribuem também para a beleza do ambiente.

Fonte: Macchina de Comunicação